Guia para uso do Storytelling em espaços educacionais na Educação Profissional e Tecnológica
Por Daniele de Souza Lopes Oliveira e Ana Sara Castaman |
O guia didático em formato e-book é parte integrante da pesquisa “Storytelling como estratégia de ensino no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Composto por elementos teóricos e práticos, o material propõe instrumentalizar os docentes para a construção de narrativas relevantes com base em cinco elementos essenciais: personagem, conflito, ensinamento, significado e empatia. Acredita-se que contar boas histórias, considerando a emoção e o contexto, promove situações de aprendizagem que estimulam a imaginação, criticidade e autonomia a partir de situações reais, tornando-se uma estratégia contributiva para um processo educativo emancipatório.
Amei a proposta! Num ano que foi tão desafiador, fico muito orgulhosa de ver a educação ocupando seus espaços com inovações, e teu produto é uma representação maravilhosa do quanto é possível. Faço parte de um grupo de pesquisa sobre linguagens e letramentos (UERGS) e no início da pandemia fomos desafiados a criar histórias ou releituras de histórias infantis, e desejei muito utilizar a ferramenta Storytelling para este propósito. Não houve muito tempo para apropriação do recurso neste sentido, mas ainda é um objetivo a ser alcançado. Teu produto é inspirador e estou certa de que será muito útil e acolhido nas escolas! Parabéns!
ResponderExcluir